Descubra o que fazer no inverno em Dublin, quais pontos turísticos visitar, passeios e museus que valem a pena e com aproveitar bem a estação. Se vai viajar em meses do inverno para a capital irlandesa, não vão faltar opções do que visitar e fazer.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em Dublin e Irlanda. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Agora veja tudo sobre o que fazer no inverno em Dublin.
1) Conhecer o Castelo de Dublin
Um dos principais pontos turísticos em Dublin é o Castelo de Dublin, que é também um importante cartão postal da cidade e da Irlanda. Apesar de já não ter o seu formato e arquitetura original, devido a um grande incêndio que o derrubou em 1684, tendo que ser reconstruído, o castelo até hoje funciona como local para eventos do estado.
Ao longo do tempo, o Castelo de Dublin serviu como assentamento dos Vikings, residência real, fortaleza militar, entre outros. É possível visitar o castelo, um passeio que tem duração de aproximadamente 45 minutos, e onde poderá ver algumas salas muito interessantes.
2) Visitar as catedrais de Dublin
Catedral de St. Patrick
A Catedral de St. Patrick (São Patrício) é a maior igreja da Irlanda e recebe cerca de meio milhão de visitantes por ano. A catedral foi construída em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda, ao lado de um poço onde o Santo costumava batizava os convertidos no ano de 450, aproximadamente.
A igreja, na época em pedra, foi construída pelos normandos em 1191 e mais tarde foi reconstruída para formar o edifício que vemos abaixo na foto. No entanto, por um incêndio em 1370, a catedral sofreu alguns danos e uma das torres teve de ser, novamente construída. É sem dúvida um dos principais pontos turísticos em Dublin e um local imperdível na sua visita.
Catedral Christ Church
A Catedral Christ Church é outro ponto turístico para visitar durante o verão em Dublin. Ela também é conhecida como Catedral da Santíssima Trindade, e é uma das igrejas mais importantes da cidade. A história remonta a um rei Viking, que construiu um templo de madeira em 1038. Ao longo do tempo, a igreja passou a ser construída em pedra, só terminando no século XIII.
Entre 1871 e 1878, a Catedral foi restaurada por completo, mas a verdade é que o seu aspeto medieval não ficou tão preservado, apresentando hoje um estilo neogótico. É nessa Catedral que fica a estrutura mais antiga de Dublin, graças à sua cripta do século XII. Outra relíquia da Catedral da Santíssima Trindade são seus sinos, que foram adicionados ao longo dos anos. O mais antigo data de 1038!
3) Curtir a região do Temple Bar
Além de ser nome da região mais movimentada da cidade, sendo também um grande cartão postal de Dublin, é o nome de um dos pubs irlandeses mais conhecidos da cidade. O pub faz esquina e tem a fachada de cor vermelha, o que faz com que seja logo visto pelos turistas que ali passam. É um dos bares mais movimentados do local, embora haja muitos outros por aquela zona e que também são típicos.
O Temple Bar tem ótimas músicas ao vivo e uma variedade enorme de cervejas. Além das cervejas nacionais, eles oferecem cervejas de diversos países europeus, tornando-se quase um centro de degustação.
4) Passear pelo centro e visitar os pontos turísticos:
Trinity College
Trata-se da universidade mais antiga da Irlanda e uma das universidades de maior prestígio da Europa. Possui uma área de 190.000 metros quadrados e fica localizada em frente à antiga sede do parlamento, na praça College Green. A visita à Trinity College tem alguns atrativos que chamam a atenção dos turistas: a Old Library e o Book of Kells.
Old Library – Trinity College
A Old Library é uma biblioteca que fica no Trinity College e conta com mais de 4,5 milhões de volumes de livros. Ela tem a maior coleção de livros e manuscritos impressos da Irlanda! O edifício da biblioteca foi construído entre 1712 e 1732. A sala principal, chamada de Long Room tem 65 metros de comprimento e possui grande parte dos livros mais antigos de toda a biblioteca. O famoso Book of Kells fica nessa biblioteca, sendo um dos principais atrativos da mesma.
The Book of Kells – Trinity College
Outro atrativo do Trinity College e também um grande ponto turístico, é um dos livros mais famosos do mundo: o Livro de Kells, também conhecido como Grande Evangeliário de São Columba. Trata-se de um manuscrito cheio de elementos ornamentais que foi feito por monges celtas no ano 800 d.C. Apesar de não estar concluído, esse manuscrito é uma peça importantíssima que representa o cristianismo irlandês, além da arte insular e é um dos manuscritos mais elaborados que restam da Idade Média.
5) Degustar uma Guinness na Guinness Storehouse
Que tal uma boa cerveja em Dublin? A Guinness Storehouse foi construída em 1904 e teve a função de fermentar cerveja até o ano de 1988. Em 2000, abriu suas portas ao público para que as pessoas conhecessem a história da marca. A visita é muito legal e vale a pena desde o momento de entrada no edifício. No interior, a exposição mostra os ingredientes da cerveja; como é feita a fabricação da mesma; ferramentas utilizadas para elaborar a cerveja e a história da marca.
6) Degustar um whiskey na Old Jameson Distillery
Outro local que você poderá gostar de visitar, principalmente se for apreciador de whiskey, é a Antiga Destilaria Jameson. Ela foi fundada por John Jameson, em 1780 e durante muitos anos era o local onde se fabricava o whiskey da marca Jameson, conhecido em todo o mundo. Hoje em dia, Old Jameson Distillery é apenas um museu, que conta como funciona o processo de fabrico artesanal do whiskey irlandês, além da história da marca.
7) Passear pela Ponte Ha’penny Bridge em Dublin
Um ponto turístico em Dublin diferente, mas que garante um bom passeio em dias bons do inverno é atravessar a famosa ponte Ha’penny de Dublin. Ela foi construída em 1816 por William Walsh, para que as pessoas conseguissem ir de Bachelors Walk até Temple Bar, atravessando o Rio Liffey. O nome da ponte Half Penny significa meio penny, que era o preço que antigamente cobravam para atravessar a ponte, já que era o mesmo valor que as pessoas pagavam pela barca que ligava uma margem à outra.
A ponte tem 43 metros de comprimento e cerca de 4 metros de largura, sendo um lugar muito queridos pelos moradores de Dublin. Apesar de, hoje em dia, não ser a única ponte que atravessa o Rio Liffey (também há a Ponte do Milênio), é sem dúvida a mais querida pelos moradores.
8) Fazer compras na Grafton Street
A Grafton Street é a rua comercial mais famosa de Dublin e, por isso, pode também ser considerada um dos pontos turísticos da cidade. Ela é fechada para pedestres, o que garante que as pessoas consigam passear à vontade e de um lado para o outro. Por lá você encontrará lojas de roupas, lojas de sapatos, livrarias, lojas de produtos eletrônicos, muitas cafeterias e prédios bem bonitos e históricos.
É também indicada para quem quiser simplesmente dar um passeio e ver movimento, sem necessidade de comprar nada. Por ser uma rua bastante famosa e movimentada, também é lá que ficam muitos artistas de rua.
9) Aproveitar os parques de Dublin
Parque Phoenix
Para quem adora um passeio ao ar livre e estar perto da natureza, não pode perder conhecer o Parque Phoenix. O Parque possui mais de 700 hectares, e por isso, é considerado o maior parque urbano de toda a Europa! Ele foi criado em 1662 com a intenção de proteger e ser reserva de cervos e, mais tarde, em 1745 foi remodelado para abrir as suas portas ao público.
Até hoje é possível ver cervos no parque, além de outros animais. Há também alguns monumentos que é possível ver no parque, como a Coluna de Phoenix (em homenagem à ave fênix, que dá nome ao parque), o Zoo de Dublin, um obelisco que homenageia o duque Wellington, o Papal Cross, onde em 1979 o papa da época celebrou uma missa, entre outros.
St. Stephen’s Green
Outro parque e dica do que fazer no inverno em Dublin em termos de parques é o St. Stephen’s Green é um grande parque público que fica em uma das áreas mais nobres da cidade. O parque tem um formato retangular e está localizado bem no centro da cidade, ao final da Grafton Street, uma das ruas de comércio mais famosas da cidade.
Se você procura um lugar para relaxar, observar cisnes e passear por áreas verdes, sem dúvida este ponto deve ser incluído nos seus passeios por Dublin. Esta é também uma das regiões mais escolhidas de onde ficar em Dublin.
Jardim Botânico Nacional em Dublin
E que tal conhecer o maior jardim botânico e de agricultura de toda a Irlanda? O Jardim Botânico Nacional de Dublin foi criado em 1795 e possui um terreno de 20 hectares. Inaugurado pela Royal Dublin Society, o intuito era o de colaborar com a agricultura, mas ao longo do tempo o jardim foi recebendo tantos animais, que teve que aumentar a sua estrutura para se tornar o enorme e importante jardim botânico que é hoje.
Ele fica situado às margens do rio Tolka e possui uma variedade belíssima de plantas, com mais de 17.000 espécies, incluindo as espécies em perigo de extinção e outras que já se extinguiram. Por esse motivo, se for apreciador de vegetação e quiser aproveitar para ver espécies mais raras de se encontrar, aproveite a passagem pela cidade e visite este lindo ponto turístico.
10) Conhecer os museus em Dublin
Nos dias de maior chuva ou frio, que tal se dedicar aos museus de Dublin? Há uma lista enorme de museus interessantes. Tais como:
Museu Kilmainham Gaol
Se você quer conhecer um pouco mais da rica e triste história da Irlanda, uma visita à antiga prisão Kilmainham Gaol é imprescindível. Construída no final do século 18, ela foi usada para prender os principais lideres que lutavam pela independência da Irlanda e na guerra civil, como foram os casos de Thomas Francis Meagher, James Connolly e Robert Emmet.
A visita vale muito a pena, tanto por conhecer a história do país, quanto pela experiência de visitar as instalações de uma antiga prisão, como as celas e zonas comuns. Nessa prisão eram encarceradas todas as pessoas juntas: crianças, homens, mulheres e com quaisquer tipo de delitos. Uma outra curiosidade é que um dos últimos presos foi Eamon de Valera, que mais tarde viria a ser presidente da Irlanda (entre 1959 e 1973).
Endereço: Inchicore Rd, Kilmainham – Dublin
Horário: de outubro a março das 9h30 às 17h30; de abril a maio das 9h às 18h; entre junho e agosto das 9h às 19h e em setembro das 9h às 18h.
Biblioteca Chester Beatty
A Biblioteca Chester Beatty é outra atração muito recomendada para conhecer em Dublin. Trata-se de uma biblioteca-museu, cuja coleção foi doada por um magnata da indústria mineira (Sir Alfred Chester Beatty), que possuía uma vasta coleção de manuscritos, livros de arte, gravuras, entre outros objetos de todas as partes do mundo. A biblioteca expõe coleções muito completas sobre religião e cultura, estando dividida em dois andares. Entre os objetos expostos poderá ver exemplares do Alcorão do século IX, exemplares do Antigo Testamento, papiros, entre outros.
Endereço: Dublin Castle – Dublin.
Horário: de segunda a sexta das 9h45 às 17h30; às quartas das 9h45 às 20h; aos sábados das 9h45 às 17h30 e aos domingos das 12h às 17h30. Fecha às segundas entre novembro e fevereiro.
Museu Nacional da Irlanda
O Museu Nacional da Irlanda é um dos melhores museus em Dublin, pois conta o trajeto e evolução da civilização irlandesa através de exposições arqueológicas. A exposição começa no Mesolítico e vai até à Irlanda Medieval. O museu abriu em 1890 e está dividido em sete galerias, onde poderá ver inúmeros objetos desde o ano 7000 a.C. Se você gosta de história, este é um passeio que não pode perder. A entrada é grátis!
Endereço: Kildare St – Dublin 2
Horário: de terça a sábado das 10h às 17h e aos domingos e segundas das 13h às 17h.
Galeria Nacional da Irlanda
Para completar esta lista de melhores museus em Dublin, indicamos visitar a Galeria Nacional da Irlanda, inaugurada em 1864. Este museu guarda a coleção nacional de arte irlandesa e européia, contando com mais de 26500 obras espanholas, francesas, irlandesas, italianas, inglesas, americanas, alemãs, flamencas e suíças. Essas peças vão desde o século 14 até os dias de hoje.
Alguns artistas de destaque que estão expostos lá são Picasso, Rembrandt, Velázquez e Vermeers. Além do acervo permanente, a galeria também organiza oficinas de pintura, conversas e palestras sobre arte, o que torna esse passeio ótimo para quem curte algo mais cultural e alternativo. Tanto a entrada no museu, como a maior parte dos cursos e palestras são grátis.
Endereço: Merrion Square W – Dublin 2
Horário: às segundas das 11h ‘as 17h30; das terças aos sábados das 9h15 às 17h30 e aos domingos.
The Little Museum of Dublin
Inaugurado em 2011, o The Little Museum of Dublin, outro dos melhores museus em Dublin, já é destaque no cenário turístico da cidade. Isso acontece, em primeiro lugar, porque dentro dele há um acervo de mais de 5 mil itens doados pela população que contam a história de Dublin durante o século 20. No entanto, o museu destaca-se realmente pelas atividades que realiza: aulas e palestras, como é o caso do “City of a Thousand Welcomes”, no qual voluntários levam os turistas para tomar um copo de café, chá ou cerveja de graça e eles falam sobre a cidade.
Endereço: 15 St Stephen’s Green – Dublin
Horários: Todos os dias das 9h30 às 17h.
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para a Irlanda
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no verão em Dublin, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para a Irlanda com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica para usar o celular à vontade em Dublin e na Europa
Poder usar seu celular em Dublin, na Irlanda, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.
- Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Irlanda nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre o que fazer no inverno em Dublin quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Dublin
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Dublin, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Dublin é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.
Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Dublin, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção nessas regiões que são super disputadas). Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Dublin.
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos são um pouco afastados e Dublin, como praias, vilarejos e outros passeios legais da Irlanda, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Irlanda que são lindas.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Dublin e Irlanda com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Onde comprar os ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades da Irlanda
A primeira dica é sempre comprar os ingressos e passeios da Irlanda pela internet. É sempre mais barato do que na hora, você compra com empresas de confiança e não perde tempo na viagem resolvendo essas coisas. Nós sempre pesquisamos bastante e nas últimas viagens temos utilizado este site de passeios e excursões, que é um dos maiores vendedores de ingressos de pontos turísticos e conta com excursões a várias cidades da Irlanda e do mundo.
O site está em português (podendo escolher outra língua, também) e o bom é que você compra todos os seus ingressos em um só lugar. Os preços são ótimos e achamos o serviço deles muito bom. Além dos passeios, um outro destaque desse pesquisador é quanto aos serviços de translado que ele oferece, facilitando muito a vida de quem chega ao aeroporto e precisa ir para o hotel deixar as malas (e vice-versa), sendo seguro, prático e mais em conta.
Como achar hotéis com preços incríveis
Um dos itens mais caros na viagem para a Europa é a hospedagem. Uma ótima dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Irlanda. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança.
Sem falar que ele tem todos os hotéis de Dublin, Irlanda, de toda a Europa e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço. E veja abaixo a dica do cancelamento grátis que é ótima e vale muito a pena.
Uma outra dica legal para quem vai reservar o hotel é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis para a maioria dos hotéis. Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem a cima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.
É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.
Veja outras matérias imperdíveis de Dublin:
O que fazer em Dublin: Principais atrações, passeios e lugares de Dublin, na Irlanda.
Ingressos de Dublin mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Irlanda: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.